SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE INEQUAÇÃO DO 1º GRAU: VISÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5503Palavras-chave:
Sequência Didática; Inequação do 1º Grau; Ensino de Matemática; Resolução de ProblemasResumo
A Matemática, frequentemente vista como complexa, desperta dificuldades entre os estudantes, especialmente no estudo das inequações do 1º grau. Diante desse cenário, desenvolveu-se uma sequência didática, como produto educacional de um mestrado profissional em Ensino, fundamentada na metodologia de Resolução de Problemas. Este artigo analisa as potencialidades da implementação dessa proposta com licenciandos em Matemática de uma universidade pública estadual, com ênfase na estrutura da sequência. A coleta foi realizada por meio de atividades e questionários ao longo de cinco encontros, sendo os dados analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam avanços na compreensão do conteúdo e na apropriação da metodologia, destacando a relevância de problemas contextualizados no cotidiano para o engajamento e a aprendizagem significativa dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









