RESOLVER, PROPOR E APRENDER: EXPERIÊNCIAS COM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO OPERAÇÕES ELEMENTARES DE MATEMÁTICA NO 6º ANO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5489Palavras-chave:
Educação Matemática; Ensino Fundamental; Problematização; Raciocínio Lógico; Pensamento MatemáticoResumo
Este estudo busca compreender como estudantes do 6º ano mobilizam conhecimentos matemáticos e organizam estratégias ao resolver e elaborar problemas envolvendo operações elementares. A pesquisa qualitativa foi realizada em uma escola pública municipal do Maranhão e desenvolvida em duas etapas: uma atividade de preenchimento de lacunas em um problema contextualizado e outra voltada à elaboração de novos problemas a partir de imagens com brinquedos e seus preços. Os dados revelaram diferentes formas de interpretar, organizar e validar informações matemáticas, evidenciando o uso de procedimentos operatórios convencionais, o raciocínio lógico e o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem. Observou-se que a troca de problemas entre os grupos contribuiu para a comunicação matemática, a autonomia e a construção de significados. Os resultados indicam que práticas que articulam resolução e proposição, em contextos significativos, favorecem uma aprendizagem investigativa e colaborativa nas aulas de Matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









