RESOLVER, PROPOR E APRENDER: EXPERIÊNCIAS COM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO OPERAÇÕES ELEMENTARES DE MATEMÁTICA NO 6º ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5489

Palavras-chave:

Educação Matemática; Ensino Fundamental; Problematização; Raciocínio Lógico; Pensamento Matemático

Resumo

Este estudo busca compreender como estudantes do 6º ano mobilizam conhecimentos matemáticos e organizam estratégias ao resolver e elaborar problemas envolvendo operações elementares. A pesquisa qualitativa foi realizada em uma escola pública municipal do Maranhão e desenvolvida em duas etapas: uma atividade de preenchimento de lacunas em um problema contextualizado e outra voltada à elaboração de novos problemas a partir de imagens com brinquedos e seus preços. Os dados revelaram diferentes formas de interpretar, organizar e validar informações matemáticas, evidenciando o uso de procedimentos operatórios convencionais, o raciocínio lógico e o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem. Observou-se que a troca de problemas entre os grupos contribuiu para a comunicação matemática, a autonomia e a construção de significados. Os resultados indicam que práticas que articulam resolução e proposição, em contextos significativos, favorecem uma aprendizagem investigativa e colaborativa nas aulas de Matemática.

Biografia do Autor

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA e Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professor e pesquisador no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB) e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com foco em Educação Matemática, abordando temas como formação de professores que ensinam Matemática, fundamentos metodológicos do ensino de Matemática, além da resolução e elaboração de problemas.

Edu Celso Pereira Porto, Secretaria de Estado da Educação do Maranhão - SEDUC

Mestrando em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação (licenciatura) em Matemática. Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC) e, atualmente, exerce a função de Gestor Pedagógico no Centro Educa Mais "Força Aérea Brasileira", em São Luís/MA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB).

 

Ana Célia de Jesus Martins , Secretaria Municipal de Educação de São Luís - SEMED

Doutoranda em Ensino: Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestra em Educação: Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED), atuando como professora de suporte pedagógico. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB).

 

Celia Barros Nunes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação Matemática. Professora aposentada da Universidade do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com foco em Educação Matemática, com ênfase em temas como formação de professores e resolução de problemas.

 

Downloads

Publicado

12.01.2026

Como Citar

Costa, M. dos S., Porto, E. C. P., Martins , A. C. de J., & Nunes, C. B. (2026). RESOLVER, PROPOR E APRENDER: EXPERIÊNCIAS COM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO OPERAÇÕES ELEMENTARES DE MATEMÁTICA NO 6º ANO. VIDYA, 45(2), 527–549. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5489