O ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5465Palavras-chave:
Educação Matemática; Formação de professores; Anos iniciais; Resolução de problemasResumo
Este trabalho teve por objetivo investigar a contribuição da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas para trabalhar os proporcionalidade com os professores e futuros professores que atuam nos anos iniciais. O caminho metodológico seguiu as etapas do estudo de aula na qual foi utilizada a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas do GTERP para a construção dos conceitos de razão e proporção. Os conceitos de razão e proporção foram discutidos com os professores e depois foi realizado o planejamento e a execução de uma aula em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental para o ensino da ideia de proporção. Os resultados indicaram que a metodologia do GTERP contribuiu de forma favorável para a formação dos professores pois, além de ter possibilitado a ampliação do conhecimento deles sobre os conceitos de razão e proporção proporcionou que eles vivenciassem o uso da metodologia em sala de aula junto aos alunos do 5º ano e verificassem sua eficácia no processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









