CONTANDO HISTÓRIA... RESOLVENDO PROBLEMAS... FAZENDO MATEMÁTICA: PROPOSIÇÕES SOBRE O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NA INFÂNCIA A PARTIR DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5462Palavras-chave:
Raciocínio combinatório; História em quadrinhos; Matemática na infância; Resolução de problemasResumo
Ao explorar uma história em quadrinhos enquanto cenário narrativo para a resolução de problemas, este artigo mostra como o trabalho do professor pode ser planejado para que crianças pequenas desenvolvam estratégias de contagem, de escolhas seguindo critérios e de organização de possibilidades, enquanto elas vivenciam um enredo que busca despertar o raciocínio combinatório. Os dados deste estudo de caso qualitativo, realizado com 24 estudantes de uma turma da Educação Infantil, foram construídos mediante a observação da rotina escolar, planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática e registros de interações entre eles. Esses elementos evidenciam que o trabalho intencional com a Matemática na infância, mediado pelas histórias em quadrinhos como atividade específica de resolução de problemas, favorece a participação das crianças em estratégias de resolução e destaca o papel do professor no planejamento de aulas que articulam linguagem, imaginação e Matemática, ampliando o repertório de experiências e o interesse das delas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









