CONTANDO HISTÓRIA... RESOLVENDO PROBLEMAS... FAZENDO MATEMÁTICA: PROPOSIÇÕES SOBRE O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NA INFÂNCIA A PARTIR DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5462

Palavras-chave:

Raciocínio combinatório; História em quadrinhos; Matemática na infância; Resolução de problemas

Resumo

Ao explorar uma história em quadrinhos enquanto cenário narrativo para a resolução de problemas, este artigo mostra como o trabalho do professor pode ser planejado para que crianças pequenas desenvolvam estratégias de contagem, de escolhas seguindo critérios e de organização de possibilidades, enquanto elas vivenciam um enredo que busca despertar o raciocínio combinatório. Os dados deste estudo de caso qualitativo, realizado com 24 estudantes de uma turma da Educação Infantil, foram construídos mediante a observação da rotina escolar, planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática e registros de interações entre eles. Esses elementos evidenciam que o trabalho intencional com a Matemática na infância, mediado pelas histórias em quadrinhos como atividade específica de resolução de problemas, favorece a participação das crianças em estratégias de resolução e destaca o papel do professor no planejamento de aulas que articulam linguagem, imaginação e Matemática, ampliando o repertório de experiências e o interesse das delas.

Biografia do Autor

Carolina de Oliveira Souza Gandine, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Licenciada em Matemática pelo IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim (2022). Especialista em Práticas Pedagógicas para Professores pelo Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim (2021). Graduada em Direito pelo Centro Universitário São Camilo (2016). Atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Ifes - Campus Montanha. Participa como integrante do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem/Ifes).

Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Pós-doutoranda em Educação em Ciências e Matemática. Doutora em Educação pela UFES na linha de Educação e Linguagens, sublinha de Educação e Linguagem: Matemática (Educação Matemática), 2019. Mestre em Educação pela UFES na linha de Educação e Linguagens, sublinha de Educação e Linguagem: Matemática (Educação Matemática), 2011. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário São Camilo Espírito Santo (2005) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Uberaba/MG (2010). Especialista em Matemática pela FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ, em Educação Infantil pela UCB - Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ e em Gestão Escolar Integradora pelo Instituto Brasileiro de Educação - IBE. É professora e coordenadora do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim/ES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Educação Matemática, Gestão Educacional e em Matemática.

Christoan Tonete Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Matemática em Rede Nacional – Profmat. Formado em licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Cachoeiro de Itapemirim, no ano de 2022. Pós graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) em 2022. Atualmente é professor efetivo da rede estadual de educação do Espírito Santo (SEDU).

Downloads

Publicado

23.12.2025

Como Citar

Gandine, C. de O. S., Zanon, T. X. D.-C., & Gomes, C. T. (2025). CONTANDO HISTÓRIA. RESOLVENDO PROBLEMAS. FAZENDO MATEMÁTICA: PROPOSIÇÕES SOBRE O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NA INFÂNCIA A PARTIR DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. VIDYA, 45(2), 79–99. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5462