EXPLORAÇÃO, PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERFACES TEÓRICAS PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5446

Palavras-chave:

Ensino de matemática; Formação inicial do professor de matemática; Tecnologias Digitais

Resumo

A Exploração, Proposição e Resolução de Problemas (EPRP) propõe uma abordagem integrada do ensino de Matemática, articulando três momentos interdependentes. Este artigo, de natureza qualitativa e documental, objetiva apresentar uma articulação teórica entre os elementos centrais do processo de EPRP, com a finalidade de apoiar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Para isso, foram analisadas três teses de doutorado, que constituem as primeiras teses brasileiras centradas na Proposição de Problemas. Os resultados, organizados em três eixos: i) Proposição de Problemas e o uso das Tecnologias Digitais; ii) Proposição de Problemas na Formação Inicial e iii) Proposição de Problemas na Formação Continuada - evidenciam que a Proposição de Problemas, articulada à Exploração e à Resolução de Problemas, contribui para a formação do professor de Matemática, para o desenvolvimento e aprofundamento dos objetos de conhecimento da Matemática e para o fortalecimento de uma Educação Matemática Crítica.

Biografia do Autor

Fabíola da Cruz Martins, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Patos-PB.

Adriano Alves da Silveira

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor do município de Sertãozinho-PB e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Serra de São Bento-RN.

Jair Dias de Abreu, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras-PB e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Tenente Ananias-RN.

Silvanio de Andrade

Doutor em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande-PB. E

Downloads

Publicado

06.02.2026

Como Citar

Martins, F. da C., da Silveira, A. A., de Abreu, J. D., & de Andrade, S. (2026). EXPLORAÇÃO, PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERFACES TEÓRICAS PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA. VIDYA, 45(2), 593–611. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5446