DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: FOCO NA ESCOLHA DO PROBLEMA E NO AUXÍLIO À RESOLUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5405

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por licenciandos em Matemática ao desenvolverem propostas de ensino fundamentadas no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 17 licenciandos de uma universidade pública do interior do Paraná, participantes de uma formação docente dentro da disciplina de Ensino de Probabilidade e Estatística. Durante a formação, os licenciandos elaboraram e implementaram propostas pedagógicas fundamentadas nas cinco ações do EAMvRP. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, propostas elaboradas pelos grupos e diários de campo. A análise foi realizada com base na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que as principais dificuldades ocorreram nas ações de “escolha do problema” e “auxílio aos alunos durante a resolução”. As dificuldades envolveram, entre outros aspectos, a construção de problemas contextualizados e desafiadores, a previsão de estratégias de resolução, a mediação docente sem fornecer respostas prontas e o gerenciamento do tempo. Tais dificuldades evidenciam a importância da formação inicial docente que contemple, de modo aprofundado, o uso da Resolução de Problemas como abordagem de ensino.

Biografia do Autor

Érika Maia-Afonso, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá - PR (2013), Mestra pelo Programa de Pós Graduação para o Ensino de Ciências e Matemática -PCM/UEM (2016) e Doutora pelo Programa de Pós Graduação para o Ensino de Ciências e Matemática -PCM/UEM (2021). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná - campus Paranavaí. Possui experiência na área de Educação atuando como professora dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Os termos vinculados à sua produção científica são: Educação Matemática, Ensino da Matemática, Resolução de Problemas, Formação de Professores e Ensino de Geometria.

Wilian Barbosa Travassos, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Professor Adjunto A do colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão. Desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial e Ensino, Tecnologias Digitais, Resolução de Problemas e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. É membro do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Processos Cognitivos.

Downloads

Publicado

23.12.2025

Como Citar

Maia-Afonso, Érika, & Travassos, W. B. (2025). DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: FOCO NA ESCOLHA DO PROBLEMA E NO AUXÍLIO À RESOLUÇÃO. VIDYA, 45(2), 351–370. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5405