RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5402Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional; Programa Residência Pedagógica; Licenciatura em Pedagogia; Educação Matemática; Resolução de ProblemasResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por estudantes de licenciatura em Pedagogia, ao utilizarem a Resolução de Problemas como uma metodologia para favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com estudantes participantes do Programa Residência Pedagógica, que atuaram em uma Escola Campo da Educação Infantil, no município de Ilhéus, na Bahia. Os dados foram obtidos por meio de questionários, transcrições de áudios dos encontros realizados, uma entrevista e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados mostram que a segurança e a assertividade das residentes, em sala de aula, estão relacionadas ao ambiente colaborativo para o planejamento das atividades com a Resolução de Problemas, contribuindo para que elas se sentissem confiantes, mesmo diante de imprevistos. A metodologia adotada permitiu ajustes, conforme o estágio de desenvolvimento das crianças, o que favoreceu a participação ativa delas durante a abordagem de conceitos matemáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









