PROPOSIÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5399

Palavras-chave:

Proposição de problemas; Resolução de Problemas; Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Educação Matemática; Criatividade em Matemática

Resumo

Para que os docentes adotem abordagens criativas em suas aulas, é imprescindível que estas sejam conscientemente empreendidas e motivadas, evitando-se a adoção automática de métodos de ensino que possam restringir tanto a autonomia dos estudantes quanto a inovação dos docentes diante das contínuas transformações educacionais. Este ensaio teórico reflexivo analisa como a proposição e a resolução de problemas podem funcionar de forma integrada como estratégia para promover a criatividade em Matemática na Educação Básica. Amparado em uma revisão narrativa da literatura nacional e internacional, o texto reconstrói o percurso conceitual da criatividade, do pensamento divergente à abordagem sociocultural; delimita características e potenciais dos problemas abertos e fechados para a autonomia, a autoria e o pensamento criativo; e articula essas reflexões às possibilidades metodológicas ou estratégicas. As pesquisas sugerem a proposição e a resolução de problemas para desenvolver e aprofundar conceitos matemáticos. Reconhece-se, entretanto, que a emergência da criatividade nas aulas de Matemática depende da mediação docente e, consequentemente, de políticas de formação inicial e continuada alinhadas a objetivos curriculares para o ensino de Matemática. Como agenda futura, recomenda-se delinear programas formativos sensíveis às especificidades de cada etapa da Educação Básica e Superior, e aprofundar pesquisas sobre a articulação intencional entre proposição e resolução de problemas no desenvolvimento criativo em Matemática.

Biografia do Autor

Hênio Delfino Ferreira de Oliveira, Instituto Federal de Brasília - IFB

Mestre em Educação pela Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal e especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio - IFRN - Campus avançado Natal Zona Leste. Atualmente é docente EBTT do Instituto Federal de Brasília. É autor do aplicativo educacional Fera Math e atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática, educação a distância e tecnologias digitais.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. É líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) da Unioeste. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Pensamento Computacional, Data Mining, Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio, desde agosto de 2015; e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel, desde abril de 2017. Possui Licenciatura em Matemática (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Foi diretor da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 2013 a 2019 e Diretor-Geral do Câmpus Toledo da UTFPR de 2018 a 2021. É o idealizador e coordenador pedagógico da Usina do Conhecimento, um projeto realizado em parceria com a prefeitura municipal de Toledo que visa democratizar o acesso ao conhecimento por meio de um espaço físico dedicado à divulgação científica e tecnológica à população. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM) e atua principalmente nos temas Modelagem Matemática, Criatividade e Metacognição.

Downloads

Publicado

02.01.2026

Como Citar

de Oliveira, H. D. F., Boscarioli, C., & Vertuan, R. E. (2026). PROPOSIÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. VIDYA, 45(2), 483–503. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5399