APLICAÇÃO DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES ENVOLVENDO A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE DILATAÇÃO TÉRMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5341

Palavras-chave:

Gérard Vergnaud; TCC; Python

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicabilidade da Teoria dos Campos Conceituais na programação de computadores, é discutido o desenvolvimento de uma aplicação dos fundamentos da teoria, com um exemplo empírico em um problema de dilatação térmica. A Teoria dos Campos Conceituais é uma teoria de aprendizagem cognitivista que tem como princípio a organização do conhecimento em campos conceituais. Justifica-se a importância desse tema e a carência de investigações, pois ainda são poucos os trabalhos desenvolvidos que exploram as teorias de aprendizagem no ensino da programação de computadores. É divulgada a exposição de um plano que possa ser empregado na implementação de um programa computacional. A resolução do problema envolve dois campos conceituais, o da Física e o da Programação de Computadores em Python. Os resultados demonstram que a integração da teoria de Vergnaud com a programação de computadores pode colaborar com desenvolvimento da área.

Biografia do Autor

Marcos Luis Cassal, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Franciscana - UFN

Possui Licenciatura em Filosofia, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora na Universidade Franciscana, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMAT, pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. É também professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria, atuando, como voluntária, no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), coordenadora da Rede Sul-brasileira de Pesquisadores em Educação Superior, coordenadora do Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Psicologia Cognitiva, Teorias de Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: construção da docência, formação de professores, trajetórias de formação, desenvolvimento profissional docente, aprendizagem docente, aprendizagem discente, aprendizagem no ensino de ciências e matemática, tanto na Educação Básica quanto Superior.

Gilberto Orengo

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Engenharia Mecânica (Engenharia Nuclear) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transporte de Partículas Neutras e em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física (História da Ciência, em especial História da Física, Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Significativa), Ensino de Física Nuclear, BNCT (Boron Neutron Capture Therapy) e transporte de partículas neutras (fótons e nêutrons).

Downloads

Publicado

23.12.2025

Como Citar

Cassal, M. L., Isaia, S. M. de A., & Orengo, G. (2025). APLICAÇÃO DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES ENVOLVENDO A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE DILATAÇÃO TÉRMICA. VIDYA, 45(2), 23–43. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5341