EXPLORANDO RELAÇÕES GEOMÉTRICAS A PARTIR DA CURVA DE PEANO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4978Palavras-chave:
Curva de Peano; geometria fractal; formação de professores; tecnologias digitais; práticas educativasResumo
O trabalho apresenta o desenvolvimento e a análise de uma oficina para coleta de dados de uma tese de doutorado, com o objetivo de desenvolver a parte histórica da Curva de Peano, construir a curva usando o GeoGebra e explorar suas relações geométricas. Além disso, explorou a inserção de Geometria Fractal nos cursos de licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, utilizando Tecnologias Digitais (TD). O estudo baseou-se nos Registros de Representação Semiótica (RRS) de Raymond Duval, com metodologia qualitativa e 12 acadêmicos como sujeitos. Foram aplicadas atividades com TD para coleta de dados, analisadas qualitativamente quanto aos procedimentos de resolução e transformações dos RRS. A análise indicou aprendizado, sugerindo explorar mais a planilha do GeoGebra em oficinas futuras. Espera-se que os discentes possam aplicar o conhecimento adquirido em suas práticas educativas na Educação Básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









