EXPLORANDO RELAÇÕES GEOMÉTRICAS A PARTIR DA CURVA DE PEANO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4978Palavras-chave:
Curva de Peano; geometria fractal; formação de professores; tecnologias digitais; práticas educativasResumo
O trabalho apresenta o desenvolvimento e a análise de uma oficina para coleta de dados de uma tese de doutorado, com o objetivo de desenvolver a parte histórica da Curva de Peano, construir a curva usando o GeoGebra e explorar suas relações geométricas. Além disso, explorou a inserção de Geometria Fractal nos cursos de licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, utilizando Tecnologias Digitais (TD). O estudo baseou-se nos Registros de Representação Semiótica (RRS) de Raymond Duval, com metodologia qualitativa e 12 acadêmicos como sujeitos. Foram aplicadas atividades com TD para coleta de dados, analisadas qualitativamente quanto aos procedimentos de resolução e transformações dos RRS. A análise indicou aprendizado, sugerindo explorar mais a planilha do GeoGebra em oficinas futuras. Espera-se que os discentes possam aplicar o conhecimento adquirido em suas práticas educativas na Educação Básica.