CASOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DA ANSIEDADE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4974Palavras-chave:
caso de ensino, formação de professores, ansiedade matemáticaResumo
Os casos de ensino são valiosos instrumentos de investigação e podem ser empregados na formação de professores e como suporte do desenvolvimento profissional, ilustrando situações cotidianas que permeiam a prática escolar. Neste artigo, apresentamos como os casos de ensino foram utilizados nos três primeiros encontros da formação de professores que ensinam matemática, com o objetivo de discutir e analisar: a) como promovem discussões acerca da formação dos professores; b) como fazem emergir características da ansiedade matemática. A formação foi realizada no primeiro semestre de 2022, foram realizados cinco encontros on-line com uma turma de 10 professores. Como resultado, pode-se afirmar que os casos de ensino permitiram um avanço na formação dos professores participantes porque contribuíram para a reflexão acerca do papel do professor, da afetividade no ensino, e do erro como ponto de partida para repensar a prática de ensino.