CASOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DA ANSIEDADE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4974

Palavras-chave:

caso de ensino, formação de professores, ansiedade matemática

Resumo

Os casos de ensino são valiosos instrumentos de investigação e podem ser empregados na formação de professores e como suporte do desenvolvimento profissional, ilustrando situações cotidianas que permeiam a prática escolar. Neste artigo, apresentamos como os casos de ensino foram utilizados nos três primeiros encontros da formação de professores que ensinam matemática, com o objetivo de discutir e analisar: a) como promovem discussões acerca da formação dos professores; b) como fazem emergir características da ansiedade matemática. A formação foi realizada no primeiro semestre de 2022, foram realizados cinco encontros on-line com uma turma de 10 professores. Como resultado, pode-se afirmar que os casos de ensino permitiram um avanço na formação dos professores participantes porque contribuíram para a reflexão acerca do papel do professor, da afetividade no ensino, e do erro como ponto de partida para repensar a prática de ensino.

Biografia do Autor

Ana Maria Antunes de Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutoranda em Educação Matemática pela PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Ensino Lúdico, Pós-Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de contos, poesias, artigos e livros na área educacional, dentre eles: Discalculia: superando as dificuldades de aprender matemática; Raciocínio Lógico: atividades para auxiliar crianças e adolescentes e Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para Discalculia, todos publicado pela Editora WAK. Participante da Coletânea Saci Pererê: Novas HistóriasSonhei que, Por que Comigo, todos publicado pelo Projeto Apparere – Editora Perse. Atualmente é professora de Matemática Titular na Rede Estadual e professora de Educação Básica na Rede Municipal de Guarulhos.

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva. 

Downloads

Publicado

18.10.2024

Como Citar

de Campos, A. M. A., & Manrique, A. L. (2024). CASOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DA ANSIEDADE MATEMÁTICA. VIDYA, 44(1), 351–369. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4974

Edição

Seção

Artigos