FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA: ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4936Palavras-chave:
Formação Docente; Geoparques; Eventos Científicos; Pós-graduaçãoResumo
A Universidade Franciscana (UFN) vem investindo, por meio de jornadas e seminários com uso de metodologias e recursos didático-pedagógicos, na formação de docentes em exercício no Geoparque Quarta Colônia (GQC). Objetiva-se nesse estudo analisar o impacto da participação do PPGECIMAT/UFN na formação continuada de docentes em exercício no território do GQC, especificamente por meio das ações educacionais realizadas nas edições da Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial (JIFPEP) e no Seminário Regional de Educação da Quarta Colônia (SREQC). Como material de análise tomou-se as jornadas e o seminário voltados à formação docente (2022-2024). A pesquisa é de abordagem qualitativa e documental e faz uso da técnica de análise de conteúdo em que se elegeu quatro categorias i) aspectos da programação de eventos; ii) aspectos das oficinas ofertadas; iii) aspectos dos recursos didáticos e iv) aspectos da divulgação científica. Constatou-se que o PPGECIMAT se engajou na organização dos eventos de formação continuada participando de palestras, momento cultural, mesas redondas, oficinas, recursos didáticos e divulgação científica.