A UTILIZAÇÃO INTEGRADA DA REALIDADE AUMENTADA NO SOFTWARE GEOGEBRA POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4771

Palavras-chave:

realidade aumentada, software GeoGebra, aprendizagem móvel, geometria espacial

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou discutir contribuições de atividades exploratórias utilizando de forma integrada a Realidade Aumentada no software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia qualitativa contemplou uma pesquisa de campo com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias relacionadas a sólidos geométricos utilizando a Realidade Aumentada no software GeoGebra 3D, por meio dos smartphones dos alunos. As conclusões da pesquisa apontaram que as principais contribuições foram: a visualização na criação e desenvolvimento de ideias, conceitos e propriedades dos sólidos geométricos; a potencialização da aprendizagem móvel por meio da utilização de recursos tecnológicos e dos dispositivos móveis; e a construção de um novo olhar dos alunos para as possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais na aprendizagem de Matemática.

Biografia do Autor

Silvio Luiz Gomes de Amorim, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Mestre em Educação Matemática

Frederico da Silva Reis, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutorado em Educação Matemática.

Neuber Silva Ferreira, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Doutor em Educação Matemática

Downloads

Publicado

10.05.2024

Como Citar

Gomes de Amorim, S. L., Reis, F. da S., & Silva Ferreira, N. (2024). A UTILIZAÇÃO INTEGRADA DA REALIDADE AUMENTADA NO SOFTWARE GEOGEBRA POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. VIDYA, 44(1), 211–230. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4771

Edição

Seção

Artigos