A UTILIZAÇÃO INTEGRADA DA REALIDADE AUMENTADA NO SOFTWARE GEOGEBRA POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4771Palavras-chave:
realidade aumentada, software GeoGebra, aprendizagem móvel, geometria espacialResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou discutir contribuições de atividades exploratórias utilizando de forma integrada a Realidade Aumentada no software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia qualitativa contemplou uma pesquisa de campo com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias relacionadas a sólidos geométricos utilizando a Realidade Aumentada no software GeoGebra 3D, por meio dos smartphones dos alunos. As conclusões da pesquisa apontaram que as principais contribuições foram: a visualização na criação e desenvolvimento de ideias, conceitos e propriedades dos sólidos geométricos; a potencialização da aprendizagem móvel por meio da utilização de recursos tecnológicos e dos dispositivos móveis; e a construção de um novo olhar dos alunos para as possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais na aprendizagem de Matemática.