RUBRICAS NA AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIOS NO ENSINO SUPERIOR: ABORDAGENS, VANTAGENS E CONSIDERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4725

Palavras-chave:

rubricas, avaliação, seminários, cálculo numérico

Resumo

Este artigo explora a implementação e os efeitos do uso de rubricas como uma ferramenta inovadora na avaliação de seminários de Cálculo Numérico em uma universidade pública brasileira. O estudo investiga as percepções dos estudantes sobre o uso de rubricas, incluindo sua clareza, utilidade e impacto na realização de um seminário. A geração de dados foi realizada por meio de um questionário e observações do professor. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória, com abordagem mista. Os resultados revelam que as rubricas fornecem uma estrutura transparente, tornando o processo mais justo e consistente. Os dados revelam uma aceitação positiva por parte dos estudantes, pois também orientam o desenvolvimento contínuo do aprendizado. Em conclusão, este artigo contribui para o diálogo sobre práticas avaliativas inovadoras, apresentando evidências do impacto positivo do uso de rubricas na avaliação de seminários e encorajando a participação e autoavaliação dos estudantes.

Biografia do Autor

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto D do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) - (UAB), edição 2021. Líder do grupo de pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA e Membro dos Grupos de pesquisa: GEPEFORTE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação - UFFS e do grupo de Modelagem aplicada no desenvolvimento e otimização de processos tecnológicos e sistemas dinâmicos de 2014 até o momento atual. Tem experiência na área de modelagem dos fenômenos de transporte, com ênfase em Modelagem de deposição de parafinas em dutos de petróleo. Possui também experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transferência de calor em pavimentos flexíveis. Trabalha com os seguintes métodos numéricos: diferenças Finitas e Volumes Finitos para resolução de equações diferenciais parciais. Também fazem parte de suas pesquisas os temas: Metodologias ativas e aprendizagens ativas no Ensino Superior, uso de tecnologias, Resolução de Problemas, rubricas avaliativas e estatística aplicada.

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

É professora na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) desde 2006. Atualmente é professora associada, com atuação no Curso de Letras- Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino. Também atuou na implementação do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, sendo a sua primeira coordenadora (entre 2013-2015) e exercendo uma segunda gestão (entre 2017-2019). Coordena a subcomissão de Formação Docente do Campus Bagé. Teve 16 orientações de mestrado, 2 coorientações de mestrado 9 orientações de especialização e 29 orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) concluídas. Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É co-coordenadora do Projeto AME (Acolhimento e Mentoria Estudantil). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: permanência estudantil, engajamento e avaliação no Ensino Superior e aprendizagem enriquecida por tecnologias.

Angélica Cristina Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Tem experiência na área de agronegócios e administração organizacional, bioeconomia e modelagem de sistemas de integração com agricultura. Possui graduação em Gestão do Agronegócio, pela instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Santo Augusto (2016). Bacharelado em Administração pela Faculdade UNIBF, campus Paraíso do Norte (2020). Possui mestrado acadêmico em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria- campus Palmeira das Missões (2018), na linha arranjos organizacionais e competitividade nos agronegócios. Possui doutorado em Extensão Rural e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha dinâmicas econômicas e organizacionais na agricultura (2023). É especialista em Gestão de Projetos e Tecnologia da Informação (TI), pela instituição Instituto Federal do Rio de Janeiro (2023), atuando na área de sistemas de TI para o uso da terra, produção e distribuição de produtos agropecuários. Pesquisa e interesse em: determinantes da mudança do uso da terra, bioeconomia, sistemas integrados de produção no Agronegócio, desenvolvimento regional e territorial. Atua no projeto ALI-Educação na SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Rio Grande do Sul (Região da Campanha), no âmbito da política de inovação do próprio sistema SEBRAE, para promover o extensionismo tecnológico e estimular o desenvolvimento territorial com a incorporação da inovação sustentável nas práticas educacionais das instituições de ensino.

Anna Elizandra Sonego Fernandes, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Bacharela em Psicopedagogia (UNINTER), especialista em Neuroeducação e pós-graduada em Psicologia Escolar e Educacional (UNINTER). Mestranda em Ensino (UNIPAMPA).

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Publicado

24.04.2024

Como Citar

Blass, L., Irala, V. B., Rhoden, A. C., & Fernandes, A. E. S. (2024). RUBRICAS NA AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIOS NO ENSINO SUPERIOR: ABORDAGENS, VANTAGENS E CONSIDERAÇÕES. VIDYA, 44(1), 153–171. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4725

Edição

Seção

Artigos