RUBRICAS NA AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIOS NO ENSINO SUPERIOR: ABORDAGENS, VANTAGENS E CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4725Palavras-chave:
rubricas, avaliação, seminários, cálculo numéricoResumo
Este artigo explora a implementação e os efeitos do uso de rubricas como uma ferramenta inovadora na avaliação de seminários de Cálculo Numérico em uma universidade pública brasileira. O estudo investiga as percepções dos estudantes sobre o uso de rubricas, incluindo sua clareza, utilidade e impacto na realização de um seminário. A geração de dados foi realizada por meio de um questionário e observações do professor. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória, com abordagem mista. Os resultados revelam que as rubricas fornecem uma estrutura transparente, tornando o processo mais justo e consistente. Os dados revelam uma aceitação positiva por parte dos estudantes, pois também orientam o desenvolvimento contínuo do aprendizado. Em conclusão, este artigo contribui para o diálogo sobre práticas avaliativas inovadoras, apresentando evidências do impacto positivo do uso de rubricas na avaliação de seminários e encorajando a participação e autoavaliação dos estudantes.