POLÍGONOS NO SCRATCH: UM OLHAR PARA O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DE ABSTRAÇÕES REFLEXIONANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4688

Palavras-chave:

abstração reflexionante, objetos-de-pensar-com, pensamento computacional

Resumo


O Pensamento Computacional tem ganhado destaque desde 2006, sob diferentes olhares e práticas. Visando contribuir com essa discussão, apresentamos nesse artigo parte de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo identificar as contribuições do Pensamento Computacional, a partir da resolução de problemas investigativos, para promover processos de abstração reflexionante em professores de Matemática. A pesquisa foi realizada com cinco professores de matemática, através de uma formação online e individual, em que eram desafiados a resolver problemas investigativos utilizando a computação como um objeto-de-pensar-com. Os dados foram analisados a partir da teoria de Piaget ([1977], 1995), destacando a abstração reflexionante e suas relações com os objetos-de-pensar-com de Papert (1985). Observamos que, mesmo em professores de Matemática que já possuem conhecimentos mais avançados, o uso do Pensamento Computacional dentro dessa perspectiva provocou novos processos de abstração empírica e reflexionante sobre conceitos matemáticos e computacionais.

Biografia do Autor

Kátia Coelho da Rocha, Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal/Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo/RS

Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Professora no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo/RS. 

Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS. Diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) e coordenador o Centro de Formação Continuada de Professores (FORPROF) da UFRGS. 

Downloads

Publicado

15.07.2024

Como Citar

da Rocha, K. C., & Basso, M. V. de A. (2024). POLÍGONOS NO SCRATCH: UM OLHAR PARA O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DE ABSTRAÇÕES REFLEXIONANTES. VIDYA, 44(1), 305–324. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4688

Edição

Seção

Artigos