EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALUGUEL OU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4656

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, investigação matemática, formação continuada

Resumo

Este estudo conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar como uma tarefa investigativa relacionada a aluguel e financiamento imobiliário pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de Educação Financeira. Os integrantes da pesquisa são professores de Matemática, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio (rede pública) de um município gaúcho e a metodologia utilizada foi a investigação matemática. Os dados produzidos foram analisados mediante análise textual discursiva, surgindo duas categorias: estratégias de resolução e conjecturas, e percepções dos professores com relação à tarefa. Conclui-se que alugar em vez de comprar um imóvel pode ser uma boa alternativa. Vários são os fatores que podem influenciar na escolha, entre eles estão: momento financeiro do país, preferências do consumidor e valorização do imóvel no tempo. O tema rendeu diversas discussões, o que contribuiu no desenvolvimento do espírito crítico e na formação dos professores de Matemática que estão tendo que se apropriar de conhecimentos para se sentirem mais bem preparados para ensinar Educação Financeira nas escolas.

Biografia do Autor

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Ensino (Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES), Mestra em Economia (Universidade Federal da Paraíba - UFPB/ Campus de João Pessoa), Bacharel em Ciências Econômicas (Universidade Federal do Rio Grande - FURG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Graduação em Ciências Econômicas (FURG).

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Educação (UNISINOS), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq - Nível 2). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas, e da Graduação em Matemática (UNIVATES). 

Gabrielle Barcellos Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Contabilidade e Bacharel em Ciências Econômicas. Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).

Downloads

Publicado

24.05.2024

Como Citar

Franzoni, P., Quartieri, M. T., & Barcellos Martins, G. (2024). EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALUGUEL OU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. VIDYA, 44(1), 231–246. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4656

Edição

Seção

Artigos