EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALUGUEL OU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4656Palavras-chave:
ensino, aprendizagem, investigação matemática, formação continuadaResumo
Este estudo conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar como uma tarefa investigativa relacionada a aluguel e financiamento imobiliário pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de Educação Financeira. Os integrantes da pesquisa são professores de Matemática, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio (rede pública) de um município gaúcho e a metodologia utilizada foi a investigação matemática. Os dados produzidos foram analisados mediante análise textual discursiva, surgindo duas categorias: estratégias de resolução e conjecturas, e percepções dos professores com relação à tarefa. Conclui-se que alugar em vez de comprar um imóvel pode ser uma boa alternativa. Vários são os fatores que podem influenciar na escolha, entre eles estão: momento financeiro do país, preferências do consumidor e valorização do imóvel no tempo. O tema rendeu diversas discussões, o que contribuiu no desenvolvimento do espírito crítico e na formação dos professores de Matemática que estão tendo que se apropriar de conhecimentos para se sentirem mais bem preparados para ensinar Educação Financeira nas escolas.