UMA CONTRIBUIÇÃO BELGA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAPIXABA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4644

Palavras-chave:

movimento da matemática moderna, números naturais, números inteiros

Resumo

Os Ginásios Polivalentes, criados na década de 1970, apresentaram uma proposta de escola inovadora alinhada aos princípios da matemática moderna. Para lecionar em tais escolas, era necessário realizar uma formação específica, utilizando como referência didática a coleção Mathématique Moderne, de Georges Papy. No Espírito Santo, José Merigueti e Nelson Luiz Piôto D’Ávila publicaram a Coleção Matemática Orgânica para ser utilizada pelos alunos dos Polivalentes. O presente artigo tem como objetivo investigar aproximações e distanciamentos entre as propostas pedagógicas modernistas nas duas obras. Foram analisadas e comparadas, especificamente, características das abordagens prescritas para números naturais e inteiros. Argumentamos que a Coleção capixaba não é uma simples versão dos livros belgas, tendo o Movimento da Matemática Moderna assumido feição própria no Espírito Santo. Ainda que os princípios inovadores se fizessem presentes em ambas as coleções, o caminho trilhado é similar para números naturais e bem distinto quando da apresentação dos números inteiros.

Biografia do Autor

Julia Schaetzle Wrobel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Professora Titular no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Tercio Girelli Kill, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Educação (Linguagem Matemática) pela Universidade Federal do Espírito Santo; professor no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

04.06.2024

Como Citar

Wrobel, J. S., & Kill, T. G. (2024). UMA CONTRIBUIÇÃO BELGA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAPIXABA. VIDYA, 44(1), 247–266. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4644

Edição

Seção

Artigos