PROCESSO FORMATIVO: CONTRIBUIÇÕES EMERGENTES DO CONTEXTO PROFISSIONAL A PARTIR DA PESSOA DO PROFESSOR

Patrícia do Amaral Camarú, Maria Antonia Ramos de Azevedo

Resumo


O propósito desta pesquisa foi revisitar os processos de (trans)formação docente, a partir do resgate das trajetórias pessoais e profissionais, evidenciando e contextualizando as interações que contribuem para o processo de formação global de cada professor. Na interação com as vozes dos sujeitos desta investigação, resgatamos trajetórias de vida, evidenciando os processos de construção docente, assim como também identificamos os elementos que fundamentam e influenciam na prática pedagógica, considerando os diferentes contextos de intervenção e formação. Sob um ponto de vista metodológico, exploramos um caminho, ao encontro da abordagem biográfica ou das histórias de vida, pela sua visão de reconstrução dialética, teórico-prática, de reflexão do pensamento sobre a própria ação ao longo do percurso vital, o que vem confirmar a sua pertinência para o presente estudo. Num movimento de reconstrução, como a realidade processual e continuada da vida vivida, procuramos apontar caminhos para ser possível apreender, cada vez com mais intensidade, os elementos da vida cotidiana do professor enquanto contribuições emergentes do próprio processo formativo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.