O DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES SABERES NUM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Neusa Maria John Scheid, Cledes Antonio Casagrande

Resumo


A formação dos professores é imprescindível para o desenvolvimento e a melhoria dos sistemas educativos e, conseqüentemente, do processo de ensino e de aprendizagem. No presente artigo, relata-se o desenvolvimento de um Programa de Educação Continuada numa escola de educação básica da Rede La Salle de ensino, criado com o objetivo de contribuir para a dinamização e a crescente melhoria da qualidade do processo educativo, através do estudo de referenciais teóricos atuais e do estímulo aos educadores para refletirem sobre sua prática pedagógica. O programa iniciou em fevereiro de 2006, e os encontros vêm ocorrendo de forma sistemática com o planejamento de ações concretas em três eixos: na formação humana e cristã, centrada na pessoa do professor; nos conteúdos específicos, dando ênfase à interdisciplinaridade com introdução de novas temáticas associadas ao cotidiano escolar; e nos aspectos pedagógicos e metodológicos do ensino. Os resultados indicam que o programa tem contribuído para melhorar a competência e o compromisso do professor com sua profissão, constituindo-se num importante instrumento para a melhoria crescente da qualidade da educação na escola básica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.