A HUMILDADE INTELECTUAL COMO OBJETIVO EMERGENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NOS ANOS INICIAIS

Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva

Resumo


Neste artigo discute-se as possibilidades de uma abordagem de ensino investigativa fomentar o desenvolvimento da virtude da humildade intelectual em crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo decorre de uma pesquisa-ação realizada com crianças do 3º Ano de uma escola pública localizada em Arroio do Meio/RS. O corpus da pesquisa foi produzido por meio de observações participantes, registros fotográficos, entrevistas e análise da documentação pedagógica, sendo interpretados por meio da Análise Textual Discursiva. Infere-se que o engajamento das crianças em propostas investigativas permite a constituição de uma imagem mais adequada da epistemologia do conhecimento, bem como perceberem a inexistência de uma hierarquia axiológica entre as diferentes formas de saber. Entende-se que o desenvolvimento destas habilidades é condição importante para a adoção de uma postura ética e dialógica em relação à sociedade, bem como o reconhecimento da incerteza e de sua própria incompletude.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3808

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.