ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO UNIVERSO INFANTIL

Domingos Antonio Lopes, Cristiana Andrade Poffal, Cinthya Maria Schneider Meneghetti

Resumo


O artigo traz o planejamento, aplicação e resultados de atividades aplicadas numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com relação a unidade temática, Estatística e Probabilidade, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular. Tendo por objetivo, além da percepção das possíveis competências que podem surgir, instigar a ideia de acaso em situações do cotidiano, trazendo pela primeira vez o conceito de espaço amostral, permitindo a coleta, interpretação e representação de dados e variáveis em tabelas e em gráficos. A importância do estudo dessa unidade foi dividida em três encontros: apresentação de conceitos fundamentais estocásticos, o Jogo de dados e o questionário “Do que você tem medo?”. Em um universo de letramento e alfabetização matemática, o lúdico se apresenta como uma excelente ferramenta metodológica no despertar de um conteúdo tão distante a ao mesmo tempo tão próximo do cotidiano.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3316

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.