ESCOLA COMO PARTE DA REDE DE APOIO DE ADOLESCENTES EM REINSERÇÃO FAMILIAR

Autores

  • Aline Cardoso Siqueira

Resumo

O abrigamento consiste em uma medida de proteção provisória e excepcional, sendo importante a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dos jovens institucionalizados. Assim, este estudo objetivou investigar a participação da escola no processo de reinserção familiar e na rede de apoio, a partir da análise qualitativa de dois casos. Foram realizadas entrevistas de reinserção, anotações no diário de campo e visitas domiciliares. Entre os resultados, pode-se perceber um incremento no interesse escolar da menina, levando a melhorar seu desempenho escolar. Quanto ao menino, ocorreu um progressivo desinteresse nas atividades escolares, levando à reprovação ao final do ano. Apesar da pouca escolaridade das familiares responsáveis pelos jovens, constatou-se que participaram e constantemente incentivaram nas atividades e desempenho escolar dos adolescentes. Por outro lado, a escola se manteve distante das famílias e dos adolescentes. Também são discutidas estratégias de ação junto aos professores, que os capacitem e sensibilizem quanto ao seu potencial de apoio social.

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Publicado

16.04.2009

Como Citar

Siqueira, A. C. (2009). ESCOLA COMO PARTE DA REDE DE APOIO DE ADOLESCENTES EM REINSERÇÃO FAMILIAR. VIDYA, 29(2), 10. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/329

Edição

Seção

Artigos