CAMINHOS DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA COM FOCO NUMA PRÁTICA ESCOLAR, ENTRECRUZANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Rosângela Inês Matos Uhmann, Lenir Basso Zanon

Resumo


Neste trabalho, referencia-se o estágio de docência (primeiro semestre de 2010) no componente curricular de Bioquímica I de um curso de licenciatura em Química e Biologia. O período do estágio contemplou o máximo possível dos vários momentos vividos que foram de observação e acompanhamento das questões de reconstrução/descrição dos conceitos, anteriormente trabalhados pela professora titular, sobre metabolismo celular e aulas práticas. Os outros momentos (extraclasse) foram de planejamento sobre temas destacados em sala de aula, relacionados ao conceito de “enzimas”. No percurso das orientações, delineou-se a ideia para apresentação aos acadêmicos2 sobre o processo da industrialização do álcool a partir da cana-de-açúcar destacado através da “fermentação e ação enzimática”, vivido na contextualização pela professora estagiária. Destaca-se que as reflexões abordadas na realização do estágio elencaram a formação inicial, profissional e continuada. Também contribuiu no processo de formação dos acadêmicos e estagiária quanto a experiências confrontadas e (re)significadas ao relacionar teoria e prática na formação dos espaços formais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.