UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO: A MATEMÁTICA DAS MÃES

Klinger Teodoro Ciríaco, Neusa Maria Marques de Souza

Resumo


Neste artigo, relatam-se experiências que os autores tiveram no desenvolvimento de uma pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFMS. Objetivou-se investigar as possíveis relações entre práticas de letramento matemático de um grupo de mães de alunos de uma escola da periferia de Três Lagoas (MS) e a formação matemática de seus filhos. Para tal, utilizamos uma metodologia de estudo qualitativa de caráter analítico-descritivo. Aqui, é apresentado um recorte dos principais pontos que encontramos no decorrer do processo do trabalho investigativo. Logo, será apresentada uma discussão sobre as estratégias mobilizadas pelas mães, que foram sujeitos da pesquisa, para auxiliar seus filhos nas tarefas escolares de Matemática. Assim, entender possíveis relações entre o uso da matemática no dia a dia por um grupo de mães de uma escola periférica, bem como as possibilidades de utilização da sua experiência enquanto meio de ‘letrar’ matematicamente seus filhos, foi importante contribuição dessa pesquisa para o ensino-aprendizagem da Matemática escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.