QUESTÕES HISTÓRICAS DA EVOLUÇÃO DA FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO PNLEM

Lucas Dominguini

Resumo


Com o avanço de novas tecnologias, o homem necessita cada vez mais de conhecimentos que reflitam a realidade a respeito das causalidades da Natureza. No caso da Física, é imprescindível que as novas gerações se apropriem dos conhecimentos oriundos da Física Moderna. Compreender as teorias dessa ciência é algo complexo que pode ser facilitado pela exploração das questões históricas de produção e evolução desses conhecimentos. Dessa forma, o presente trabalho analisa como os livros didáticos de Física do PNLEM apresentam as questões históricas de evolução da Física Moderna. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se utiliza da análise de conteúdo como ferramenta de pesquisa. Busca-se verificar como os autores das obras do PNLEM exploram as anomalias de uma teoria vigente para explicar o desenvolvimento e evolução dos conceitos físicos. Ao final, verifica-se que os autores exploram esse tópico de forma e intensidade diferentes. Isso ressalta o papel do professor no processo de seleção e escolha do livro didático, tendo em vista diferentes formas de abordagem das questões históricas de evolução do conhecimento físico por parte dos autores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v31i2.289

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.