UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NO CURSO PRIMÁRIO: ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO MANUAL DE COELHO (1892)

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Wagner Rodrigues Valente

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de doutoramento que integra um projeto amplo de investigação. A contribuição do projeto de doutoramento consistirá em caracterizar elementos de uma geometria para ensinar que podem ser extraídos das orientações objetivadas em manuais de Pedagogia direcionados à formação de professores primários no Brasil (1870 - 1920). Para este artigo consideramos o manual de Coelho publicado em 1892 para responder à questão: que elementos de uma geometria para ensinar foram sistematizados nessa obra? Com o objetivo de caracterizar elementos de uma geometria para ensinar, recorremos a estudos sócio-históricos da educação a partir dos quais chegamos à mobilização das categorias teóricas de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados parciais demonstram que o referido manual apresenta a sistematização de elementos constitutivos do saber profissional da docência, os quais podemos chamar de elementos de uma geometria para ensinar, com características da vaga pedagógica intuitiva.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.