UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NO CURSO PRIMÁRIO: ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO MANUAL DE COELHO (1892)

Autores

  • Francisca Janice dos Santos Fortaleza Universidade Federal do Pará/Doutoranda
  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo/Professor Livre Docente

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de doutoramento que integra um projeto amplo de investigação. A contribuição do projeto de doutoramento consistirá em caracterizar elementos de uma geometria para ensinar que podem ser extraídos das orientações objetivadas em manuais de Pedagogia direcionados à formação de professores primários no Brasil (1870 - 1920). Para este artigo consideramos o manual de Coelho publicado em 1892 para responder à questão: que elementos de uma geometria para ensinar foram sistematizados nessa obra? Com o objetivo de caracterizar elementos de uma geometria para ensinar, recorremos a estudos sócio-históricos da educação a partir dos quais chegamos à mobilização das categorias teóricas de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados parciais demonstram que o referido manual apresenta a sistematização de elementos constitutivos do saber profissional da docência, os quais podemos chamar de elementos de uma geometria para ensinar, com características da vaga pedagógica intuitiva.

Biografia do Autor

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Universidade Federal do Pará/Doutoranda

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). É participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM) do PPGECM e integra a equipe de trabalho do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT Brasil -SP) no primeiro semestre de 2019.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo/Professor Livre Docente

Professor Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do GHEMAT-SP.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Fortaleza, F. J. dos S., & Valente, W. R. (2019). UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NO CURSO PRIMÁRIO: ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO MANUAL DE COELHO (1892). VIDYA, 39(2), 347–361. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2831