EXPLORANDO MODELOS MATEMÁTICOS TRIGONOMÉTRICOS A PARTIR DE APPLETS

Marlizete Franco da Silva, Maria Clara Rezende Frota

Resumo


Apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou as contribuições de uma sequência de ensino de trigonometria, com ênfase na modelagem matemática e na utilização de recursos tecnológicos. A sequência de ensino foi elaborada tendo como referencial metodológico a engenharia didática e desenvolvida com duas turmas de 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais.  Neste artigo, focalizamos a análise das atividades em que os alunos utilizaram aplicativos dinâmicos (applets), para explorar alguns modelos matemáticos da trigonometria. A análise dos registros escritos evidenciou o envolvimento dos estudantes na execução das atividades. O uso dos applets na exploração do círculo trigonométrico e no estudo das representações gráficas das funções trigonométricas viabilizou a exploração visual e a integração da álgebra e da geometria para favorecer a aprendizagem de alguns conteúdos de trigonometria.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.