OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM OLHAR A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Marcia Viaro Flôres Instituto Federal Farroupilha
  • Vanilde Bisognin Universidade Franciscana

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar quais significados dos números racionais são privilegiados em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental. Para isso, optou-se por um estudo de natureza qualitativa associado a uma análise documental, a qual teve como foco os distintos significados dos números racionais. Para análise, foram considerados tantos os exemplos como as atividades propostas nos capítulos referentes a esse conteúdo. Como resultados, observou-se a predominância dos significados operador e parte-todo, em detrimento dos significados medida, quociente e razão. Ainda, nas atividades propostas, detectou-se um trabalho centrado nos procedimentos matemáticos com pouca exploração dos conceitos.

Biografia do Autor

Marcia Viaro Flôres, Instituto Federal Farroupilha

Mestre em Matemática. Docente da área de Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Vanilde Bisognin, Universidade Franciscana

Doutora em Matemática. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Viaro Flôres, M., & Bisognin, V. (2020). OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM OLHAR A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO. VIDYA, 40(1), 29–43. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2721

Edição

Seção

Artigos