OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM OLHAR A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO

Marcia Viaro Flôres, Vanilde Bisognin

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar quais significados dos números racionais são privilegiados em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental. Para isso, optou-se por um estudo de natureza qualitativa associado a uma análise documental, a qual teve como foco os distintos significados dos números racionais. Para análise, foram considerados tantos os exemplos como as atividades propostas nos capítulos referentes a esse conteúdo. Como resultados, observou-se a predominância dos significados operador e parte-todo, em detrimento dos significados medida, quociente e razão. Ainda, nas atividades propostas, detectou-se um trabalho centrado nos procedimentos matemáticos com pouca exploração dos conceitos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.