FERRAMENTA DE CONTROLE DA NAVEGAÇÃO EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA: O FEEDBACK PROCESSUAL

Alberto Pessoa da Costa, Gilberto Orengo

Resumo


Neste trabalho, propõe-se a criação de uma ferramenta de controle da navegação, em uma aplicação hipermídia educacional, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem de Física: o feedback processual. A partir da constatação da importância didática da hipermídia e ao admitir o potencial didático-pedagógico dos recursos tecnológicos como facilitadores da aprendizagem significativa, identifica-se a importância do feedback no processo ensino-aprendizagem de Física, seja nos ambientes convencionais de ensino seja nos digitais. Dessa forma, percebe-se que o uso do meio digital pode levar ao isolamento didático do educando e, ao mesmo tempo, privá-lo do processo de reflexão crítica que o ambiente de sala de aula pode proporcionar. Assim, o feedback processual, servirá como suporte para a intervenção didático-pedagógica por parte do professor, o qual passará então a contar com um recurso digital que, apesar de não substituir o espaço sociocultural da sala de aula, permitirá uma compreensão maior das dificuldades de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v32i2.272

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.