A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARANÁ: UM PANORAMA.

Autores

  • Andresa Maria Justulin UTFPR

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar como a Resolução de Problemas se apresenta nos Cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Paraná. Para isso, buscaram-se elementos nos documentos e ementas dos cursos cadastrados no portal E-MEC e por meio de consulta individual nos sites das universidades. Em seguida, realizou-se uma consulta via e-mail aos professores coordenadores desses cursos. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa na tentativa de compreensão dos significados e características situacionais. Os resultados indicaram que quatro cursos apresentam a Resolução de Problemas como disciplina obrigatória e 20 deles trazem-na como tópico de disciplina. Um obstáculo foi a indisponibilidade de se obter as ementas de todos os cursos, visto que algumas instituições não disponibilizam essas informações em seus sites. Os participantes da pesquisa destacaram a importância da Resolução de Problemas como metodologia de ensino, mas não consideram a necessidade de que seja uma nova disciplina.

Biografia do Autor

Andresa Maria Justulin, UTFPR

Doutora em Educação Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Matemática, Campus Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

Justulin, A. M. (2017). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARANÁ: UM PANORAMA. VIDYA, 37(1), 127–141. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1987

Edição

Seção

Artigos