ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
Resumo
Neste artigo, temos como objetivo fazer a análise de respostas de questões de prova aplicada a alunos do curso de Matemática da Universidade Paulista, relativamente ao conceito de semelhança de triângulos, procurando a compreensão do envolvimento dos alunos com a aprendizagem desse conteúdo matemático. A partir da revisão da bibliografia, construímos um referencial teórico e um procedimento de análise das questões de prova, com o objetivo de identificar as principais dificuldades, erros, obstáculos ou concepções equivocadas expressos pelos alunos. O estudo mostrou que, por trás do termo “dificuldade”, podem ser desvelados erros, obstáculos e concepções equivocadas em um processo de ensino e aprendizagem. O resultado desta análise evidenciou o envolvimento dos alunos com o estudo de semelhança de triângulos, tendo sido identificados alunos que interagiram corretamente com o conceito na situação estudada. Por outro lado, observamos que um conjunto significativo de alunos apresentou diferentes dificuldades, expressas por erros conceituais e procedimentais, ou por concepções equivocadas desse conteúdo, o que evidencia obstáculos que precisam ser superados. Entendemos que a análise realizada pode contribuir para a aprendizagem desse conteúdo da Geometria Plana, com presença significativa no currículo de Matemática e de fundamental importância para a formação de futuros professores.Downloads
Publicado
04.12.2015
Como Citar
de Oliveira, E. C., & Chiummo, A. (2015). ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA. VIDYA, 35(2), 18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/597
Edição
Seção
Artigos