PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE REVELAM OS PROBLEMAS CRIADOS PELOS ESTUDANTES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5451

Palavras-chave:

Proposição de Problemas; Ensino de Matemática; Pensamento Crítico; Criatividade; Mediação Docente

Resumo

Este artigo analisa os problemas matemáticos criados por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades de Proposição de Problemas desenvolvidas em uma escola pública. Com base em uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida por meio da observação participante da professora-pesquisadora, durante a realização de uma sequência de atividades de proposição de problemas com diferentes elementos disparadores e prompts. A análise dos dados considerou a influência na criação dos problemas, os tipos de problemas criados, a conexão com experiências pessoais, a reflexão e autoavaliação, e o papel do professor. Os dados evidenciam que os estudantes, ao criarem problemas, mobilizaram experiências pessoais, questionaram a adequação dos dados, reestruturaram enunciados e discutiram estratégias de resolução, revelando aproximações com o pensamento crítico. As intervenções da professora se mostraram fundamentais para orientar os estudantes na elaboração de problemas compreensíveis e resolúveis, ampliando o potencial formativo da atividade.

Biografia do Autor

Graciela Cristina Sevegnani Girardi, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Professora da rede municipal de ensino de Rodeio/SC.

Janaina Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau.

Downloads

Publicado

19.12.2025

Como Citar

Girardi, G. C. S., & Possamai, J. P. (2025). PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE REVELAM OS PROBLEMAS CRIADOS PELOS ESTUDANTES?. VIDYA, 45(1), 449–471. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5451

Edição

Seção

Artigos