UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS DA EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4818

Palavras-chave:

Evasão, Ensino Superior, Licenciatura em Ciências Exatas

Resumo

Este estudo investigou as causas da evasão entre os estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Exatas em uma Universidade Pública brasileira. Utilizando questionários e a metodologia de Análise Temática, foram analisadas as respostas dos 98 estudantes, considerando três tipos de evasão: inserção, externalidades e exclusão. Os motivos mais frequentemente mencionados foram: dificuldade em conciliar o curso com outras atividades (exclusão), falta de interesse inicial no curso (inserção), dificuldade em conciliar o curso com outras atividades (exclusão), problemas financeiros (externalidades e exclusão) e falta de identificação com o curso e futura profissão (inserção). Apenas a motivação relacionada às dificuldades financeiras é considerada evasão por externalidades, sendo também classificada como evasão por exclusão. Ao mapear as causas da evasão de acordo com esses três tipos, a instituição pode traçar estratégias mais precisas para combater a evasão. Em particular, acreditamos que as causas ligadas à evasão por exclusão são aquelas que a instituição pode abordar de maneira mais direta.

Biografia do Autor

Larissa Carniel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Ciências Exatas, na ênfase de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2019), Especialista em Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, 2023), Mestre em Ensino de Ciências Exatas também pela FURG (2023) e Doutoranda em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Tobias Espinosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2013), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016) e Doutor em Ensino de Física também pela UFRGS (2019). Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Física da UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis) da UFRGS.

Downloads

Publicado

28.06.2024

Como Citar

Carniel, L., & Espinosa, T. (2024). UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS DA EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. VIDYA, 44(1), 267–286. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4818

Edição

Seção

Artigos