MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO DOCENTE-FORMADOR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4599Resumo
A Modelagem Matemática na Formação de Professores tem sido um tema recorrente no campo da Educação Matemática. Neste cenário, este texto admite a seguinte interrogação: que compreensões se revelam sobre a Modelagem Matemática por docentes formadores do Estágio Curricular Supervisionado? Em busca de respostas, esta pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica analisa os depoimentos de nove docentes formadores que no ano de 2017 estiveram responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado em instituições públicas paranaenses de nível superior. A análise desses depoimentos revelou a emergência de três redes compreensivas que nos permitiram expor as compreensões sobre a Modelagem Matemática manifestadas por docentes formadores que atuaram no Estágio Curricular Supervisionado, a saber: Compreensões teórico-metodológicas sobre a Modelagem Matemática; Compreensões sobre o lugar da Modelagem Matemática como componente formativa; Compreensões sobre Modelagem Matemática na interface com a pesquisa científica. No horizonte interpretativo, de modo geral, essas compreensões influenciam no favorecimento ou ausência da Modelagem Matemática como prática pedagógica, trazendo implicações à formação em Modelagem Matemática.