MAGMÁTICA: JOGO DIGITAL EDUCACIONAL PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI)
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4404Resumen
Este estudo visou analisar as percepções de professores, pedagogos e educadores especiais, com experiência no ensino de pessoas com deficiência, sobre o uso do jogo Magmática, desenvolvido com a finalidade de contribuir para o ensino do sistema de numeração decimal-SND a alunos com deficiência intelectual-DI. Sua criação efetivou-se por meio da aplicação do questionário de verificação, da adaptação do Material Dourado e do framework Conceitual de Jogos Educativos. Para validação, os participantes realizaram um teste com o protótipo e, posteriormente, responderam um questionário de avaliação. Os resultados obtidos na validação demonstraram altos níveis de concordância da escala Likert nas dimensões de Metodologia, Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade, Eficiência e Aprendizagem. Dessa forma, pode-se inferir que o jogo está de acordo com seu objetivo de desenvolvimento e que suas funcionalidades têm o potencial para auxiliar na mediação do ensino do sistema de numeração decimal a alunos com DI.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









