A COLABORAÇÃO COMO ELEMENTO ESSENCIAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: O CASO DO CLUBE DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4039Abstract
O objetivo desse artigo, é investigar quais as contribuições da colaboração para a formação inicial de professores que fazem parte do Clube de Matemática. O referido projeto, tem como contexto a licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior. Na busca por respostas de como acontecem as contribuições desse espaço marcado pela ideia de colaboração para a formação docente de seus participantes, foi organizado um experimento formativo o qual perdurou de 2017 a 2019. Tal experimento, é posto aqui como caminho metodológico da pesquisa. Os resultados dão indícios, de que os licenciandos compreendem que as alterações provocadas pela reorganização dos elementos de sua atividade de ensino, e da atividade de aprendizagem dos alunos da escola parceira permitem o reconhecimento do discurso do outro. Igualmente, passam a reconhecer o que sabem, o que os outros sabem, mas também o que todos não sabem; tais atitudes derivam da busca de superação dos limites do colaborativo, bem como abrem possibilidades de desenvolvimento individual, e de transformações coletivas.
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