EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA VÍRUS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3865Resumo
A pandemia da Covid-19 deixa marcas em diversas esferas, estando a educação entre elas. Outrossim, as questões sociocientíficas sobre a temática vírus tomam centralidade nas mídias e nas pesquisas acadêmicas. Destarte, neste estudo tecemos algumas reflexões. Num primeiro momento, apresentamos uma revisão de literatura, numa abordagem exploratória e bibliográfica. Com base nos resultados encontrados, apresentamos uma proposta de ensino voltada ao 4º ano do ensino fundamental, num trabalho interdisciplinar, pautado na perspectiva CTS. Assim, abordamos alguns aspectos preventivos, bem como questões sociopolíticas que envolvem o tema. Os resultados indicam uma carência de pesquisas sobre o tema vírus nos anos iniciais do ensino fundamental. Ademais, a Sequência Didática proposta nos parece uma possibilidade para integrar distintos saberes. Concluímos que se fazem necessárias outras abordagens sobre o tema que possibilitem a assunção de posicionamentos perante questões científicas e tecnológicas, em contextos pandêmicos e pós-pandêmicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









