FATORES RELEVANTES NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3838Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar o contexto da experimentação no ensino de Ciências, no que tange a definição conceitual, as percepções e os objetivos acerca das atividades experimentais, assim como a frequência, os procedimentos e as necessidades para a efetivação de tais práticas. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, que teve como sujeitos, 63 professores atuantes no ensino de Ciências do Ensino Fundamental II das escolas públicas urbanas do município de Uruguaiana/RS. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário e a análise dos mesmos deu-se por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados descritos denotam que a experimentação é considerada relevante à aprendizagem dos estudantes, mas há inúmeras incompreensões quanto a finalidade dessa prática nas aulas de Ciências. Considera-se que este estudo apresenta importantes constatações que poderão contribuir tanto para o contexto pesquisado, quanto para a área do ensino de Ciências.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









