ORGANIZANDO O ESPAÇO GEOMÉTRICO POR CAMINHOS TOPOLÓGICOS
Resumo
Este artigo parte da escrita de um texto elaborado para um curso de Organização dos Tempos e Espaços na Infância, destinado ao ensino a distância do Curso de Pedagogia. Apresenta convicções sobre a importância dos propriedades topológicas, tais como vizinhança, separação, ordem, fronteira, envolvimento e continuidade no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, especialmente na construção do espaço geométrico. Para tal, está fundamentado nos estudos de Piaget e Inhelder em relação às estruturas perceptivas e no desenvolvimento do plano perceptivo ou sensório motor, bem como no plano representativo ou intelectual. Busca introduzir invariantes topológicos por meio de atividades lúdicas e recreativas, as quais venham a estimular futuros professores da Educação Infantil, assim como dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a incentivar o gosto pela aprendizagem geométrica.Downloads
Publicado
16.04.2008
Como Citar
Leivas, J. C. P. (2008). ORGANIZANDO O ESPAÇO GEOMÉTRICO POR CAMINHOS TOPOLÓGICOS. VIDYA, 28(2), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/343
Edição
Seção
Artigos