CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ÂMBITO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3349Resumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa, que buscou verificar como a formação continuada em Matemática pode contribuir para a prática pedagógica do professor. Para tanto foi promovido um curso de extensão para professores, que estavam atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal da cidade de Flores da Cunha - RS. O convite para a formação foi enviado, juntamente com um questionário eletrônico que incluía uma pergunta sobre conteúdos de interesse. Os 36 professores respondentes elegeram a resolução de problemas como tema da formação, considerando as dificuldades dos estudantes ao lidarem com essa metodologia. Assim sendo, o curso foi planejado, envolvendo atividades que proporcionaram momentos de reflexão e discussão sobre a resolução de problemas, além de teorias e práticas pedagógicas. A formação continuada foi exitosa, com resultados que evidenciaram segurança progressiva dos professores, em suas ações didático-pedagógicas o que, conforme depoimentos, repercutiu positivamente na aprendizagem dos estudantes.Downloads
Publicado
06.11.2020
Como Citar
Bozza, M., & Sauer, L. Z. (2020). CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ÂMBITO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 40(2), 223–243. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3349