DIFICULDADES ENVOLVENDO A VISUALIZAÇÃO EM GEOMETRIA ESPACIAL

Autores

  • Thaís Fernanda de Oliveira Settimy Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares https://orcid.org/0000-0001-7194-4656
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares https://orcid.org/0000-0002-5432-9261

Resumo

Este artigo é decorrente de uma pesquisa de Mestrado que analisou o aprendizado de estudantes em atividades de Geometria Espacial, utilizando diversos recursos como papel e lápis, planificações articuladas, sólidos em acrílico e um vídeo gerado a partir da tela do software GeoGebra. A intervenção pedagógica foi feita no ano letivo de 2017, tendo como sujeitos de pesquisa alunos do 6º ano do Ensino Fundamental com faixa etária entre 11 e 14 anos de uma escola pública do município de Angra dos Reis (RJ). A visualização é considerada uma habilidade importante do pensamento matemático, é um processo individual que não é inato e, portanto, precisa ser ensinado. A categoria discutida neste texto, intitulada de Dificuldades, evidenciou a necessidade da implementação de mais atividades com foco na visualização e na representação dos objetos trabalhados. Além disso, a variedade de recursos utilizados foi um elemento relevante para o aprendizado geométrico dos sujeitos.

Biografia do Autor

Thaís Fernanda de Oliveira Settimy, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, professora da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR).

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona com pós-doutorado na mesma área pela Universidade do Estado de Nova Jersey e pela Universidade de Turin. Professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e docente do Programa de PósGraduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT).

Downloads

Publicado

31.07.2020

Como Citar

Settimy, T. F. de O., & Bairral, M. A. (2020). DIFICULDADES ENVOLVENDO A VISUALIZAÇÃO EM GEOMETRIA ESPACIAL. VIDYA, 40(1), 177–195. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3219

Edição

Seção

Artigos