OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumen
Nessa pesquisa, consideramos os erros matemáticos, produzidos na resolução de um problema, como potenciais geradores de dúvidas construtivas, uma vez que conduzem os alunos a investigações matemáticas, as quais implicam em diferentes oportunidades de aprendizagem. Nesse viés, a Modelagem no âmbito da Educação Matemática por suas características investigativas e temáticas, traz contribuições importantes para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Nesse estudo visamos identificar e discutir algumas das possibilidades do uso dos erros matemáticos como oportunidades de aprendizagem de alguns conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com acadêmicos do quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática revelou possibilidades para usos dos erros como trampolins para pesquisa, os quais foram desencadeados espontaneamente no decorrer da atividade de Modelagem Matemática, proporcionando reflexões que extrapolam o âmbito do conteúdo específico do Cálculo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









