ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO DE ECOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Sabrina Amaral Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender a organização do ensino de ecologia nas Instituições de Ensino Superior, tomando como base os seus componentes curriculares. Para a pesquisa foram selecionados os objetivos e as ementas das disciplinas de ecologia dos cursos de Ciências Biológicas. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Para os objetivos obtivemos 3 categorias, com uma preponderância das categorias conceituais, seguido dos conceituais/procedimentais, e com frequência baixa, os atitudinais. Em relação às ementas, encontrou-se 9 categorias, no qual observou-se um direcionamento para o ensino da ecologia dos níveis hierárquicos, ecologia especializada e ecologia aplicada. Também foi evidenciada a valorização do ensino de métodos para pesquisa em ecologia e desenvolvimento do pensamento científico. Concluiu-se que o currículo em ecologia deve ser pautado em um pensamento complexo, que considere as múltiplas interações entre os objetivos e conteúdos contribuindo para o desenvolvimento de competências, garantindo uma formação que permita o estudante atuar nos mais diferentes campos da ecologia.

Biografia do Autor

Sabrina Amaral Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde / FURG

ORCID: 0000-0002-0839-8688

 

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; Diretora de Pós-Graduação/Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação; docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

ORCID: 0000-0002-3952-0017

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Publicado

31.07.2020

Como Citar

Pereira, S. A., & Tauchen, G. (2020). ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO DE ECOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. VIDYA, 40(1), 335–353. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3044

Edição

Seção

Artigos