CAPAS E ENCARTES PEDAGÓGICOS DA REVISTA DO ENSINO DO RS: O QUE DIZEM SOBRE ELES QUATRO PROFESSORAS PRIMÁRIAS?

Autores

  • Luiz Henrique Ferraz Pereira Universidade de Passo Fundo/RS
  • Aline Reissuy Moraes Universidade de Passo Fundo/RS
  • Arieli dos Santos Universidade de Passo Fundo/RS
  • Melina Nymann dos Santos Universidade de Passo Fundo/rS

Resumo

O presente trabalho busca trazer elementos, através dos depoimentos de quatro professoras primárias do estado do Rio Grande do Sul, onde em suas declarações, ilustram como as capas e encartes pedagógicos da Revista do Ensino (RE) do mesmo estado, foram utilizados ou se vincularam as suas práticas na escola primária. Os depoimentos trazidos são recortes de uma atividade maior, mas por fazerem referências a um mesmo referencial, a RE - RS, foi merecedor de atenção e associação. Ao término do trabalho é possível intuir, além do alcance da RE, como a mesma através das suas capas e também dos seus encartes pedagógicos manteve relação com a dinâmica das aulas das professoras ouvidas e ilustra um pouco de suas vivências e ações junto ao ensino primário.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Ferraz Pereira, Universidade de Passo Fundo/RS

Doutor em Educação pela PUCRS e professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

Aline Reissuy Moraes, Universidade de Passo Fundo/RS

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

Arieli dos Santos, Universidade de Passo Fundo/RS

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

Melina Nymann dos Santos, Universidade de Passo Fundo/rS

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

26.11.2019

Como Citar

Ferraz Pereira, L. H., Moraes, A. R., dos Santos, A., & dos Santos, M. N. (2019). CAPAS E ENCARTES PEDAGÓGICOS DA REVISTA DO ENSINO DO RS: O QUE DIZEM SOBRE ELES QUATRO PROFESSORAS PRIMÁRIAS?. VIDYA, 39(2), 603–616. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2861