VISÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE LICENCIATURA E OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Apesar de reconhecerem a importância de trabalhar de maneira interdisciplinar no ensino de ciências, professores e estudantes de licenciatura encontram diversos problemas que dificultam esse exercício. Neste artigo, apontamos as dificuldades de trabalhar a interdisciplinaridade no ensino de ciências nas visões de seis professoras, uma coordenadora pedagógica e a diretora de uma escola pública, um professor formador da universidade, além de três alunas licenciandas em Ciências da Natureza, que estagiaram na referida instituição escolar. Os dados foram coletados mediante entrevistas individuais e em grupo focal, além da análise de relatórios de estágio das licenciandas. Esses dados foram analisados qualitativamente, por meio de análise de conteúdo. Para os educadores, os principais desafios são relativos à sua própria formação e a entraves institucionais. Para as licenciandas, os estudantes são os que mais constituem desafios, seguido de problemas institucionais e de formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









