CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Aline Grohe Schirmer Pigatto UFN
  • Cristina Angonesi Zborowski Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi investigar a contribuição da Engenharia Didática como metodologia para o ensino do conteúdo cadeias alimentares, nos anos iniciais do ensino fundamental. Todas as etapas previstas na Engenharia Didática foram seguidas, quais sejam: análises prévias, construção e análise a priori, aplicação da sequência didática e análise a posteriori e validação. A sequência didática, elaborada a partir das análises prévias, foi composta por oito atividades realizadas no período de outubro e novembro de 2016. Essas atividades buscaram, a partir da utilização de diferentes estratégias, promover a construção do conceito de cadeia alimentar. O confronto entre as análises a priori e as análises a posteriori mostrou que a sequência proposta possibilitou a construção do conceito envolvido na pesquisa. A Engenharia Didática como metodologia para o ensino de Ciências nos anos iniciais contribuiu para um maior aprofundamento das análises prévias, para a avaliação contínua das atividades propostas e, também, para a ponderação das dificuldades ou atitudes dos alunos frente às atividades propostas, permitindo que os mesmos se tornassem protagonistas no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Aline Grohe Schirmer Pigatto, UFN

Curso de Biomedicina; Programa de Pòs-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

30.11.2018

Como Citar

Pigatto, A. G. S., & Zborowski, C. A. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 38(2), 71–88. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2491

Edição

Seção

Artigos