CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Aline Grohe Schirmer Pigatto UFN
  • Cristina Angonesi Zborowski Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari

Resumen

O objetivo dessa pesquisa foi investigar a contribuição da Engenharia Didática como metodologia para o ensino do conteúdo cadeias alimentares, nos anos iniciais do ensino fundamental. Todas as etapas previstas na Engenharia Didática foram seguidas, quais sejam: análises prévias, construção e análise a priori, aplicação da sequência didática e análise a posteriori e validação. A sequência didática, elaborada a partir das análises prévias, foi composta por oito atividades realizadas no período de outubro e novembro de 2016. Essas atividades buscaram, a partir da utilização de diferentes estratégias, promover a construção do conceito de cadeia alimentar. O confronto entre as análises a priori e as análises a posteriori mostrou que a sequência proposta possibilitou a construção do conceito envolvido na pesquisa. A Engenharia Didática como metodologia para o ensino de Ciências nos anos iniciais contribuiu para um maior aprofundamento das análises prévias, para a avaliação contínua das atividades propostas e, também, para a ponderação das dificuldades ou atitudes dos alunos frente às atividades propostas, permitindo que os mesmos se tornassem protagonistas no processo de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Aline Grohe Schirmer Pigatto, UFN

Curso de Biomedicina; Programa de Pòs-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Publicado

2018-11-30

Cómo citar

Pigatto, A. G. S., & Zborowski, C. A. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 38(2), 71–88. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2491

Número

Sección

Artigos