A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM O USO DO SU-PERLOGO: Uma atividade envolvendo figuras planas
Resumo
A tecnologia hoje se tornou indispensável em nossas vidas. Com isso, a integração desta no ambiente escolar é fundamental e pode contribuir com processos de aprendizagem, em especial, se usada com o objetivo de possibilitar que o aluno seja ativo, construindo seu próprio conhecimento, mediado pelo professor. Neste sentido, este artigo é resultado de um estudo cujo objetivo foi de analisar como ocorre a (re)construção de conhecimento sobre figuras planas utilizando o SuperLogo. Para tanto, desenvolvemos uma atividade com dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Miranda/MS. A análise dos dados foi orientada pelos estudos de Valente (2005) a respeito do Ciclo de Ações e a Espiral da Aprendizagem. A partir do estudo, pudemos concluir que os alunos vivenciaram o Ciclo de Ações conjecturando, tomando o problema para si, refletindo e depurando seus erros e, desta forma, experienciando uma espiral de aprendizagem ascendente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









