A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM O USO DO SU-PERLOGO: Uma atividade envolvendo figuras planas

Authors

  • Amanda Silva de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

Abstract

A tecnologia hoje se tornou indispensável em nossas vidas. Com isso, a integração desta no ambiente escolar é fundamental e pode contribuir com processos de aprendizagem, em especial, se usada com o objetivo de possibilitar que o aluno seja ativo, construindo seu próprio conhecimento, mediado pelo professor. Neste sentido, este artigo é resultado de um estudo cujo objetivo foi de analisar como ocorre a (re)construção de conhecimento sobre figuras planas utilizando o SuperLogo. Para tanto, desenvolvemos uma atividade com dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Miranda/MS. A análise dos dados foi orientada pelos estudos de Valente (2005) a respeito do Ciclo de Ações e a Espiral da Aprendizagem. A partir do estudo, pudemos concluir que os alunos vivenciaram o Ciclo de Ações conjecturando, tomando o problema para si, refletindo e depurando seus erros e, desta forma, experienciando uma espiral de aprendizagem ascendente.

Author Biographies

Amanda Silva de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática- UFMS

Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática- UFMS

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

Doutora em Educação- Currículo, Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Published

2018-09-28

How to Cite

Medeiros, A. S. de, Corrêa, B. D. R., & Scherer, S. (2018). A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM O USO DO SU-PERLOGO: Uma atividade envolvendo figuras planas. VIDYA, 38(1), 149–164. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2320

Issue

Section

Artigos