REPERCUSSÕES DA ATUAÇÃO EM MONITORIAS EM CLUBES DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA PESSOAL E PROFISSIONAL DOS PARTICIPANTES
Resumo
A pesquisa objetivou analisar a relação entre a participação em monitorias em Clubes de Ciências e a construção da trajetória pessoal e profissional de graduandos de uma universidade situada ao Sul do Brasil. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um monitor participante de cada um dos nove anos de história dos Clubes abarcados nessa investigação. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva e indicaram que o engajamento nas atividades clubistas proporcionou uma aproximação com a docência e, em consequência disso, fomentou a opção dos estudantes pela licenciatura. Ademais, favoreceu o desenvolvimento e a superação de aspectos pessoais, além de incrementar a rede de contatos e ampliar as oportunidades acadêmicas e profissionais dos ex-monitores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









